Os Limites do Virtual no Mundo Real





Este ano tive a honra de ser indicado para ser um dos Keynote Speakers do XVII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, a ser realizado em São Paulo, de 25 a 28 de maio de 2015. Será um grande desafio suceder aos dois outros keynotes, importantes referências internacionais: J. Edward Swan II, da Mississippi State University, e Mark Mine, da Disney.

Desde o primeiro Workshop de Realidade Virtual realizado em 1997, o qual deu origem à série de eventos hoje denominados Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), as tecnologias de realidade virtual (RV) e de realidade aumentada (RA) deixaram de ser confinadas a laboratórios de pesquisa especializados e a algumas grandes empresas.

Novas aplicações e equipamentos de qualidade e de baixo custo se tornam parte do cotidiano de diversos setores, com destaque para educação, saúde e entretenimento. Não mais apenas engenheiros e cientistas especializados, mas também educadores, médicos, psicólogos, designers, arquitetos e artistas, entre outros, precisam dominar essas tecnologias – compreendendo suas limitações e potenciais – e assimilar os conceitos que as fundamentam. Por outro lado esses profissionais de diferentes áreas trazem novas demandas, ideias, técnicas, soluções e novos conceitos que precisam ser assimilados pelos desenvolvedores.

Em minha  palestra serão discutidos conceitos chave, tais como “real versus virtual”, imersão, presença, tangibilidade, realismo e uncanny valley, bem como as perspectivas e desafios para as pesquisas e aplicações de RV e RA. Por fim serão abordados alguns dos esperados impactos da RV e RA na educação, na saúde e no entretenimento.

Se você se interessa pelo tema Realidade Virtual e Realiadde Aumentada inscreva-se e participe do SVR 2015. Serão 4 dias de intensa troca de experiências e atualizações sobre o estado da arte das tecnologias que estão mudando a forma como trabalhamos, aprendemos e vivemos. O primeiro dia (Pré-Simpósio" é dedicado a palestras introdutórias, para aqueles que estejam ingressando (ou interessados em ingressar) no mundo das realidades alternativas.  Mas se você não puder participar de todo o evento, e tiver a quinta de manhã disponível na agenda, tenho uma boa notícia.

Espero encontrá-la, ou encontrá-lo, no SVR 2015 !

Enquanto aguarda o SVR 2015 você  já pode ir estudando os fundamnetos das tecnologias de realidade virtual e aumentada e conhecendo mais sobre tecnologias interativas aplicadas à educação, baixando os seguintes  livros:


organizado por Romero Tori, Claudio Kirner e Robson Siscoutto





autor Romero Tori




Comentários

  1. Boa tarde, Romero!
    Fiz o download dos livros. Espero poder prestigiá-lo no dia 28/05. Com certeza aprenderei muito com sua palestra.

    Abraço,
    Juju Carvas Abir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juliana! Conto com sua presença. Grande abraço e até lá!

      Excluir
  2. Boa noite Professor. Ampliei minha realidade adquirindo seu livro (físico) Educação sem Distância. Mérito seu. Gostei das suas aulas na pós em DI no Senac. Sucesso na sua palestra. Tenho certeza que será ótima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário