Debate: Urna Eletrônica é Segura?

 


==> Assista ao vídeo do debate no canal da Educação sem Distância" 

==> Veja neste link as referências indicadas por Prof Álvaro Coêlho

==> Veja neste link as referências indicadas por Prof Clovis Fernandes e Eng. Márcio Teixeira

==> Veja neste link algumas respostas do Prof Álvaro Coelho a perguntas do público que não puderam ser respondidas ao vivo

=======

Você pode estar se perguntando por que o canal “Educação sem Distância” estaria organizando um debate político em vez de se preocupar com tecnologia e educação? Primeiramente, este não é um debate político, é um debate entre professores doutores da área de computação sobre funcionamento da urna eletrônica e aspectos técnicos relacionados à segurança da urna. A evolução da Ciência se baseia na dialética. E isso tem tudo a ver com educação. Também tem tudo a ver com tecnologia. Dois temas muito caros ao canal “Educação sem Distância”.

Nossa intenção é contribuir para esclarecer para o público em geral, mas principalmente a nossos seguidores, cujo perfil é de educadores e formadores de opinião, questões complexas e pouco conhecidas e que hoje estão sendo discutidas com base em achismos, teorias da conspiração, fake news e opiniões apaixonadas. Seja qual for sua opinião sobre o assunto, esperamos que, após ouvir os especialistas convidados, você possa, pelo menos, usar argumentos fundamentados para defendê-la. Ou quem sabe, possa analisar tese e antítese e verificar que é possível chegar a uma síntese que seja mais evoluída e livre de dicotomias reducionistas.              

Não temos a pretensão de um debate conclusivo. Caberá a você tirar as suas conclusões. Por isso definimos, de comum acordo com os debatedores, as seguintes regras:

  1. Não será admitido qualquer argumento ad hominem, ou seja NADA DE ATAQUES PESSOAIS.

  2. Não serão feitas referências a políticos, partidos, ideologias ou qualquer outra questão política

  3. Os argumentos utilizados pelos debatedores deverão se basear em informações checáveis. Os debatedores se comprometeram a passar todas as referências utilizadas em suas argumentações, as quais serão aqui publicadas. 


Debatedores

Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Doutor em Ciência da Computação e autor de um vídeo sobre os funcionamento das urnas eletrônicas 

Professor. Titular Aposentado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Especialista em Engenharia de Software e Perito em auditorias da urna eletrônica

Participação especial
Marcio Coelho Teixeira
Projetista do primeiro protótipo de urna eletrônica, fabricada pela IBM para o TRE-MG, 1995
Autor de várias patentes internacionais na área de criptografia e segurança 
Especialista em segurança e software básico 
Doutorando no ITA em criptografia


Moderação
Professor e Pesquisador da Escola Politécnica da USP Livre Docente em Engenharia da Computação Autor do livro “Educação sem Distância”

Comentários

  1. Excelente debate , a contradição entre os debatedores faz parte do processo de verificação do conhecimento, muitas vezes percebi que um deles não se atentava nas argumentação que eram levantas e estava cego em seu ponto de vista, ai fica o conselho de Bruce Lee, "... antes de colocar chá em uma xícara certifique-se de ela já foi esvaziada. ..."

    Estou por aqui para poder ler as referencias. Parabens ao BLOG e aos participantes do debate na Live.

    ResponderExcluir

Postar um comentário