Novos profissionais para novas mídias

Hoje ocorreu a cerimônia de apresentação dos trabalhos finais dos alunos do curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Centro Universitário Senac, realizada no Centro de Convenções do Campus Santo Amaro, com a presença de pais, filhos, amigos e professores, numa linda confraternização multimídia. Fiquei muito bem impressionado com a qualidade dos trabalhos e das apresentações de todas as turmas (do primeiro ao quarto semestres). A apresentação do quarto - e último - semestre, no entanto, foi muito especial. Não apenas porque tive o privilégio de conviver com essa turma nos últimos meses, como responsável pela disciplina "Tópicos Avançados", mas  principalmente pelo trabalho de fôlego que apresentaram. Sob a entusiasmada e competente coordenação  do Prof. Anderson Luis da Silva, idealizador do projeto, com o apoio dos coordenadores do curso, Simone Alcântara e Julio Freitas, e dos demais professores do período, a turma desenvolveu coletivamente um verdadeiro projeto "transmídia". Como resultado foi publicado o livro Do Digitado ao Digital, contendo artigos dos alunos e de alguns professores, versando sobre interatividade, realidade aumentada, IPTV, entre outros assuntos atuais relacionados à tecnologia multimídia digital. Mas eles não ficaram apenas no livro. Neste são encontrados QR Codes e marcadores de realidade aumentada que interagem com o conteúdo do site especialmenet criado para esse projeto. No site são disponibilizadas as versões digitais dos artigos dos alunos e também os projetos práticos desenvolvidos na minha disciplina. Ao final da já emocionante apresentação, tivemos um momento comovente quando os alunos homenagearam o colega Raoni, jovem promissor que deveria estar se formando com eles não tivesse sido brutalmente assassinado juntamente com o pai, o cartunista Glauco, quando chegava em casa, retornando da faculdade. 

Leia o livro, interaja com o site... e não deixe de ver este divertido "Making of".



Esta é a mais nova turma de "autorizes" multimidiáticos que se forma e que, produzindo conteúdos melhores e mais interativos para as novas mídias, certamente contribuirá para um Brasil melhor.

Parabéns e muito sucesso aos, a partir de agora, ex-alunos e recém profissionais multimídia (ou seria transmídia?).

Comentários

  1. Valeu professor, também fico muito agradecido, sua matéria foi a mais exigente e também a que mais aprendi durante esse último semestre. Fico feliz em ler esse post no seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Romero,
    pelo que nos propocionou durante este semestre, pode ter certeza que foi uma grande satisfação te-lo como professor. Agredeço pelo aprendizado, dicas e criticas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário