Grupos que pesquisam EaD no Brasil


Foi lançado durante o CIAED 2017 (Congresso Internacional Abed de Educação a Distância), realizado em Foz do Iguaçú, o livro "Grupos que pesquisam EaD no Brasil", organizado pela Profa Vani Kenski, que também coordenou a pesquisa cujos resultados são publicados nessa obra. 

O livro pode ser baixado gratuitamente nos seguintes links:  versão e-pub        versão PDF

A extensa pesquisa relatada nessa publicação foi realizada por 38 pesquisadores brasileiros, sob inspiração e coordenação da Profa Vani Kenski, idealizadora da pesquisa, com apoio da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). O trabalho teve como base primária o diretório de grupos da plataforma Lattes do CNPq. Cada capítulo trata de uma área do conhecimento e faz um raio-X dos temas pesquisados, perfis, demografia, cronologia e diversos outros aspectos dos grupos que pesquisam EaD no Brasil. 

Durante o  CIAED 2017por meio de várias sessões diárias, os pesquisadores participantes desse projeto (e co-autores do livro em questão, entre eles o autor deste blog) puderam apresentar e discutir com a comunidade presente no evento interessantes e importantes aspectos das pesquisas científicas no Brasil que têm como temática a educação a distância. Algumas questões foram comuns às diversas áreas de conhecimento, como a identificação de lacunas a serem exploradas, a percepção de haver grande potencial para pesquisas na área, a pouca articulação entre grupos e pesquisadores, a desigualdade na distribuição geográfica, e a identificação de alguns grupos e pesquisas de excelência e de projeção nacional ou até internacional.

A partir desses resultados o grupo liderado pela Profa Vani Kenski, denominado GPEAD, planeja criar uma rede de pesquisas que congregue os diversos grupos que pesquisam EaD por meio da qual sejam estimuladas articulações, trocas de experiências, colaborações, bem como a criação de novos projetos de pesquisa, multidisciplinares e multiregonais.  


Parte dos pesquisadores da pesquisa GPEAD e co-autores do livro, no CIAED 2017

Mantenha-se ligado neste blog, no Grupo "Educação sem Distância" e na Página "Educação sem Distância" para ser um dos primeiros a saber de novidades nessa e em outras importantes ações relacionadas a pesquisas e inovações que envolvam tecnologias e educação. 

Veja a seguir o índice do livro "Grupos que Pesquisam EaD no Brasil".




>>> Clique aqui e veja outras matérias do Blog "Educação sem Distância" <<<



Comentários