Mirando o horizonte das novas mídias na educação


Divisar a linha que marca a convergência da superfície terrestre com a atmosfera, ao som e visão relaxantes do movimento do mar, é minha forma preferida de meditação. Adoro contemplar o horizonte. Mas não apenas para dar um descanso aos meus neurônios, desacelerando o looping infinito do processamento mental. Utilizo essa prazerosa atividade também quando preciso acelerar e multiprocessar, seja para solucionar problemas, tomar decisões, planejar, me inspirar, criar, ou mesmo filosofar. A imagem que ilustra este post foi tirada numa dessas ocasiões, na primeira semana de janeiro de 2011, quando fomos agraciados com a visão de não apenas um mas dois arco-iris. Foi muito agradável e inspirador começar 2011 mirando esse lindo horizonte.

Agora, quando retomo esta nossa habitual conversa virtual sobre "educação sem distância", num excepcional início de ano "para valer" antes do carnaval ;-), continuo a mirar o horizonte. Refiro-me ao horizonte das tecnologias na educação. No próximo dia 14 de fevereiro será lançado o Horizon Report 2011, publicado gratuitamente pela New Media Consortium (NMC) uma instituição sem fins lucrativos focada em explorar o uso de novas mídias na educação. A lista de membros da NMC contém as mais importantes universidades e centros de pesquisa norte-americanos e de alguns outros países. Trata-se de um importante periódico anual, publicado desde 2004 pela NMC em colaboração com a  EDUCAUSE Learning Initiative (ELI), ansiosamente aguardado por pesquisadores e educadores interessados no (bom) uso e no futuro da tecnologia na educação. Nessa publicação são identificadas e descritas as tecnologias previstas a causar grande impacto no ensino e aprendizagem na educação superior em um horizonte de 5 anos.

Os relatórios são divididos em três períodos (um, três e cinco anos), apresentando para cada um as principais tendências de adoção  de novas mídias pelas universidades e faculdades americanas. Para as mídias destacadas são apresentadas justificativas, relevâncias (para o ensino, a aprendizagem e a expressão criativa),  experiências práticas e bibliografia. Para você, leitor deste blog, adianto algumas das tendências que serão destaque da edição 2011.

Horizonte de até um ano:
     ebooks
     mobiles

Horizonte de até três anos:
     realidade aumentada
     aprendizagem baseada em games

Horizonte de até cinco anos:
      computação baseada em gestos
      análise de aprendizagem (avaliação analítica e automatizada de massas de dados coletadas enquanto os estudantes desenvolvem suas atividades )

E você, leitor, o que acha? Concorda com essas tendências? Pretende utilizar (ou já está pesquisando ou aplicando) alguma(s) dessas mídias na educação? Em que horizonte de tempo? Coloque aqui seus comentários e contribuições. Vamos olhar juntos para o horizonte? Provavelmente alguns verão arco-iris, outros pressentirão nuvens negras, raios e trovões. Mas todos devem concordar que olhar para o horizonte faz bem.

PS: Veja aqui (e/ou baixe) o Horizon Report 2010.  Em breve colocarei o link para o relatório de 2011.

Comentários

  1. Oi Professor! Tudo bem? Este post veio bem de encontro com a minha "fase". No último dia 04 foi a minha qualificação e apresentei um projeto que, em resumo, pretende melhorar o ensino em odonto utilizando RA. Com certeza vejo muitas possibilidades de um bom uso desta tecnologia em educação na área da saúde. A medicina vem utilizando mais do que nós, com bons frutos. Agora, espero que a FAPESP nos auxilie no projeto para concretizá-lo. Até mais, Luciana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela QUALI Luciana! Fiquei muito feliz por você ter escolhido o tema RA no ensino de odonto. Estou ansioso para ver os resultados de sua pesquisa, que certamente dará imporatntes contribuições para a odontologia, educação e também para as pesquisas em RA. Certamente a FAPESP saberá reconhecer a importância de seu trabalho.
    Grande abraço.
    Romero.

    ResponderExcluir
  3. Li seu último livro e me interessei em acompanhar os relatórios da Horizon Report..vou seguir com isso e pesquisá-lo a fundo no meu projeto de mestrado que está começando. Parabéns pela qualidade do trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Bete!

    Desejo-lhe muito sucesso em seu mestrado. Não deixe de compartilhar os resultados de sua pesquisa conosco.
    Abs
    Romero.

    ResponderExcluir

Postar um comentário