Livro "Educação sem Distância" (Romero Tori)

Se você deseja a versão digital do livro, mas não possui o tablet Kindle, não tem problema.
Sabia que os e-books em formato Kindle podem ser lidos pelo
ou pelo site
========
EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
Mídias e Tecnologias na Educação a Distância
no Ensino Híbrido e na Sala de Aula
Sobre o Livro

“Educação sem Distância”, publicado pela Artesanato Educacionalem sua terceira edição, revista, atualizada e ampliada (de 194 para 466  páginas), discute como as mídias, novas e tradicionais, podem contribuir para a redução de distâncias em atividades educacionais. Sem recorrer a receitas prontas nem modismos, são apresentados e discutidos conceitos fundamentais relacionados ao uso de mídias em processos educacionais, seja na educação a distância, no ensino híbrido, nas aulas remotas ou na tradicional sala de aula. Tecnologias interativas, incluindo games, realidade virtual e aumentada, são desvendadas, mostrando-se suas características, potenciais e diferenciais, bem como desafios e cuidados a tomar, para aplicá-las na educação.

Escrito numa linguagem acessível, porém com profundidade, rigor e forte fundamentação teórico-conceitual, possibilita ao leitor compreender temas fora de seu domínio de conhecimento ou repensar conceitos e paradigmas que porventura já conheça. Quem desejar se aprofundar em determinado tópico encontrará referências e propostas de atividades de estudo. Interessados em soluções práticas encontrarão dicas e sugestões.

Esta é uma obra essencial para quem deseja se manter atualizado e preparado para uma educação inovadora e de qualidade, capaz de enfrentar desafios atuais e futuros, sejam professores, pedagogos, designers instrucionais, coordenadores, dirigentes, pesquisadores ou leitores interessados no tema educação. Também pode ser adotada como livro-texto em cursos de capacitação de professores ou designers instrucionais, bem como na educação formal, em nível de graduação ou de pós-graduação. Todos os 23 capítulos trazem sugestões de atividades para serem desenvolvidas por participantes de cursos que adotem este livro.   


SUMÁRIO RESUMIDO

PARTE 1: A DISTÂNCIA QUE APROXIMA

1 PRESENCIAL, EAD ou HÍBRIDA, MAS “SEM DISTÂNCIA”

2 HÍBRIDO: A SIMBIOSE ENTRE FÍSICO E DIGITAL

3 MEIO, MENSAGEM E APRENDIZAGEM

4 A DISTÂNCIA DESCONSTRUÍDA

5 A INTERATIVIDADE APROXIMA


PARTE 2: A PRESENÇA QUE FLUI

6 ESTAR PRESENTE, A DISTÂNCIA

7 MAIS QUE PRESENTE: IMERSO

8 MOTIVAR OU NÃO DESMOTIVAR?

9 APRENDER DEVE SER UM FLUIR, NÃO UM SOFRER

10 APRENDER PODE SER DIVERTIDO: GAMES E GAMIFICAÇÃO 

 

PARTE 3: DISTÂNCIA E PRESENÇA NA MEDIDA CERTA

11 MÉTRICAS DE PROXIMIDADE

12 AVALIAÇÃO DA INTERATIVIDADE

13 ESTIMATIVA DA IMERSÃO


 PARTE 4: AS TECNOLOGIAS QUE APROXIMAM

14 OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA

15 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

16 REALIDADE VIRTUAL - RV

17 REALIDADE AUMENTADA - RA

18 METAVERSO - MV

19 VÍDEO - VD

20 VIDEOCONFERÊNCIA - VC

21 VÍDEO IMERSIVO - VI 

22 VIDEOGAME - VG

23 O FUTURO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA

======


Sobre o autor

Romero Tori

é Livre-Docente em Tecnologias Interativas pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado 3 da Escola Politécnica da USP, no Depto de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, onde coordena o Interlab (Laboratório de Tecnologias Interativas). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da FAU/USP e do Curso de Especialização em Computação Aplicada à Educação do ICMC/USP. Coordenou diversas pesquisas em multimídia, realidade virtual, realidade aumentada e games, com ênfase em aplicações nas áreas de educação e saúde. É bolsista de produtividade do CNPq, em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, no programa de tecnologias educacionais. Publica o Blog “Educação sem Distância” (http://EsemD.org ou http://educacaosemdistancia.org).

Publicações e Citações

Mais sobre o autor

=================================================
Siga-nos no Instagram: insta.EsemD.org
Assine o canal de vídeos: videos.EsemD.org
Página no Facebook: FB.EsemD.org
Grupo de discussão: grupoFB.EsemD.org



Comentários

  1. Olá professor! Gostaria de entrar em contato com você? Pode me passar seu e-mail por favor? meu e-mail é gustavo@cpf.sescsp.org.br obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo baixar o livro mas gostaria muito

      Excluir
    2. envie msg de whatsapp para 11 94818 7777 até dia 15 de outubro de 2021 e receba seu presente de dia do professor! Ou clique direto neste link : http://DIAPROF.EsemD.org

      Excluir
  2. Livro Sensacional! Me fez começar a desenvolver a minha jornada como Designer Instrucional e produtor de Cursos online. Obrigado por Desenvolver essa pesquisa e conhecimento. :) .

    ResponderExcluir
  3. Olá Profº! Como faço para adquirir o livro, não está disponível na Saraiva e na Cultura, tem um local específico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem na Amazon. Veja o link logo abaixo da capa do livro no início desta postagem.

      Excluir
  4. Existe um grupo no whats para compartilhar experiencias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, mas vc pode interagir conosco pelo Facebook (FB.EsemD.org ou grupoFB.EsemD.org), pelo Instagram (insta.EsemD.org), pelo linkedin (@romerotori) ou twitter (@romerotori). Abs.

      Excluir

Postar um comentário