Gestos e Interfaces Naturais para uma Educação sem Distância

Aconteceu em 17 de junho de 2011, das 21h às 22:30, na JOVAED a atividade síncrona

"O Potencial das Interfaces Naturais para uma Educação sem Distância"

com palestra proferida pelo Prof Dr João Luiz Bernardes Jr, recém-doutor pela Escola Politécnica da USP com a tese "Modelo abrangente e reconhecimento de gestos com as mãos livres para ambientes 3D". Aliás, esse trabalho foi  tema de recente reportagem da Revista Galileu, sob o título "Nosso Kinect".

Foi um encontro muito agradável, com participação intensa dos presentes. Se você desejar ver (ou rever) o que aconteceu durante a atividade, desenvolvida com a ajuda do ambiente de webconferência Adobe Connect, gentilmente cedido pelo Centro Universitário Senac de São Paulo,  assista à gravação. Repare que não se trata de um vídeo mas do registro de todas as interações desenvolvidas com a ferramenta. É possível inclusive rolar as janelas de participantes e de bate-papo enquanto se assiste à gravação, como se estivéssemos ao vivo.

As interfaces naturais, que dispensam  o uso de dispositivos para a interação humano-computador, são a mais nova tendência na área de jogos e, em breve, deverão chegar às aplicações “sérias”. Dentre essas, a educação é uma potencial beneficiária dessa tecnologia que propiciará uma maior redução de distâncias na interação do aluno com os ambientes de aprendizagem. Nessa palestra foram apresentados conceitos e tecnologias relacionados às interfaces naturais e algumas das últimas pesquisas em reconhecimento de gestos, nas quais o corpo é a interface. Foram também apresentadas ferramentas de código aberto já disponíveis para o desenvolvimento de aplicações baseadas em interfaces naturais. Como moderador da atividade ressaltei o fato de que as interfaces baseadas em gestos são uma das tecnologias chave para a educação apontadas pela Horizon Report 2011.

Como o assunto despertou muito interesse eu e o João nos comprometemos a responder neste blog às perguntas que ficaram em aberto. Caso você tenha outras dúvidas, ou comentários, fique a vontade para colocá-las aqui neste blog.

DÚVIDAS E RESPOSTAS


Aí vão as respostas ou complementações do Prof João Luiz Bernardes Jr às dúvidas dos participantes que não puderam ser colocadas durante o evento.


1) Como foi feito o ambiente em que o pesquisador do Interlab era inserido como vídeo-avatar ?
JLBJ: O Ambiente foi modelado no software gratuito e aberto Blender e o vídeo-avatar foi inserido usando o sistema que desenvolvemos no Interlab/USP e que envolveu o mestrado do Daniel Makoto Tokunaga (pesquisador que aparece na imagem).



2) Há uma possível relação entre gestos e objetos de aprendizagem ?

JLBJ: Que eu saiba, Objetos de Aprendizagem são uma forma de classificar/indexar/organizar e armazenar conteúdo educativo, visando principalmente facilitar o seu reuso. Na palestra falamos bastante do uso de gestos como interação, o que por si só não é um conteúdo e não encaixaria como um objeto de aprendizagem.  Algum aplicativo educativo (como um laboratório virtual por exemplo) que use gestos, isto sim poderia virar um objeto de aprendizagem, mas essa relação entre os dois conceitos não necessariamente
existe. Vídeos mostrando gestos (seja em vídeo-conferência ou com realidade aumentada) ou objetos que permitissem a síntese de gestos por avatares em ambientes 3D, ou contendo transcrições de gestos para síntese, também poderiam virar objetos de aprendizagem, imagino.

3) Poderia dar exemplos de computação ubíqua ?

JLBJ: Recomendo começar dando uma olhada na página da Wikipedia sobre o assunto, que tem links para diversos centros de pesquisa e pesquisas na área.


Por enquanto é isso, caro(a) leitor(a).

Espero encontrá-lo nas atividades que desenvolveremos domingo, dia 19/6:

"Educação sem Distância" (14h) e "Realidade Aumentada" (15h).






Comentários