ConflYtos da Geraç@o i






Resenha do livro "Geração Y", de Sidnei Oliveira,
Integrare Editora, 2a. ed., 2010, 154 p.
Já faz algum tempo que eu havia emprestado este livro de uma amiga. Hoje, após finalmente ter realizado sua leitura, o que fiz de um fôlego só, fiquei pensando porque demorei tanto a fazê-lo. De leitura agradável e fácil, essa obra traz importantes informações para professores e gestores que precisam lidar com alunos e profissionais da chamada geração Y, aquela formada pelos nascidos entre 1980 e 2000.

Além de conhecer melhor como é a cabeça dos jovens que estão começando a mandar no mundo (os criadores do Google e do Facebook, para citar alguns exemplos, pertencem a essa geração) aprendemos a origem dessa denominação (não, não é porque sucede à geração X) e de quebra ganhamos uma síntese sobre as principais características das outras 4 gerações que hoje convivem em muitas famílias. Decidi então compartilhar um pouco do que aprendi com os leitores do meu blog, aos quais recomendo a leitura integral da obra.

O autor inicia contando uma situação que passou com sua filha adolescente que lhe disse ter importante trabalho escolar a concluir para o dia seguinte. Ao visitá-la em seu quarto para ver como estava andando a tarefa a encontrou assistindo TV, ouvindo iPod, navegando na internet, editando texto, preparando uma apresentação, enviando mensagem pelo celular, conversando via mensagem instantânea na Internet e, claro, acessando sua rede social. Tudo isso ao mesmo tempo! Ele se preparava para lhe passar um sermão, quando percebeu que o programa na TV se relacionava ao trabalho e tinha sido indicado por sua professora, a quem sua filha estava agradecendo via mensagem de celular.  O acesso às redes sociais era para levantamentod de informações para o trabalho, que era realizado em grupo, com suas colegas participando a distância via internet. A música no iPod era a trilha que usaria na apresentação. O resultado de tudo isso, relata o autor, foi avaliado com a nota máxima.

Para a cabeça de quem pertence a outra geração é difícil entender como os jovens conseguem ser tão  multitarefa sem se perder. O livro nos apresenta então as 4 gerações que antecederam a Y, o que nos ajuda a entender um pouco melhor os conflitos e diferenças entre elas e delas para com a Y:

Belle Époque (nascidos entre 1920 e 1940)
Influenciada pela disseminação das artes e do recém-nascido cinema, mas também pela guerra e pela depressão. Caracterizada pelo militarismo, autoridade, regras, disciplina, honra e respeito, mas também pela compaixão e solidariedade. Trabalho, sacrifício e fidelidade (no trabalho e no matrinômio) são as marcas dessa geração.

Baby boomers  (nascidos entre 1945 e 1960)
Após a segunda grande guerra boa parte do mundo precisou ser reconstruída e a população sofreu uma explosão demográfica. Criada pela sofrida geração anterior, sob disciplina rígida, é caracterizada pela ordem e obediência imposta pelos pais mas também pela reação que originou movimentos de rebeldia e o rock & roll.

Geração X  (nascidos entre 1960 e 1980)
Muita TV e muita música, mas também muito trabalho e disciplina. Início de um sentimento de vínculo entre os jovens, pelo compartilhamento, via mídia de massa, de eventos e marcos culturais. Busca por ascenção e pela estabilidade financeira.  O nome "X" é uma referência a "Malcolm X", famoso ativista da causa negra.

Finalmente chega-se à Geração Y, formada pelos nascidos entre 1980 e 2000. A denominação "Y" se refere à inicial predominante nos nomes dos nascidos na União Soviética nessa época. Trata-se de uma geração aparentemente mais egocêntrica e cética, acostumada a ter seu próprio espaço e total liberdade. Características: questionamentos, ansiedade e impaciência, idéias e pensamentos superficiais, criatividade, busca por viver intensamente cada experiência (o "game" faz parte de suas vidas), transitoriedade e ambiguidade nas decisões e escolhas.

O autor sintetiza os principais comportamentos dessa geração:

Reconhecimento: necessidade de feedback constante;

Informalidade: "não é surpresa que jovens profissionais estejam realizando projetos fantásticos em empresas cada vez mais flexíveis e informais, seja na forma de vestir, nos horários ou nos ambientes de trabalho". (pg. 66)

Individualidade: "um paradoxo criado por toda essa ampla tecnologia foi que, ao privilegiar a ação individual e não a coletiva, os jovens Y desenvolveram uma necessidade de compartilhar parte de sua vida por meio das redes sociais." (pg. 67)

Relacionamentos: " A Geração Y é a mais conectada da história da humanidade". (pg. 67)

Na páginaa 70 e 71 são listadas as principais características que o jovem Y típico espera encontrar em um gestor:

- conhecimento do negócio;
- feedback constante;
- estabelecimento de prioridades;
- desenvolvimento profissional da equipe;
- respeito e estímulo ao talento individual;
- objetividade e clareza.

Finalmente, na página 135, encontramos dicas preciosas sobre como as demais gerações devem encarar os jovens Y:

- considerar seus questionamentos como formas de integração, não de desafios ao conhecimento;

- aceitar que possuem mais habildiades para obter melhores e mais atualizadas informações;

- valorizar suas expectativas e ideias.

Mais preciosas ainda são as dicas sobre as "ações negativas" que pais, professores e gestores devem evitar para não provocar "desconexão' com essa geração:

- omitir-se no reconhecimento;

- negligenciar resultados;

- menosprezar ideias e expectativas;

- subestimar informações e habildiades;

- considerar os questionamentos um desafio à autoridade.

Após ler esse livro comecei a entender melhor essa geração conectada (poderia muito bem se chamar geração "i", de internet), que já está mostrando a que veio e que, tenho convicção, ajudará a transformar nosso mundo em um lugar melhor. As guerras, desigualdades, exclusões e agressões ao ambiente, são ainda heranças de gerações passadas (e presentes) que esses jovens criativos saberão eliminar ou, pelo menos, minimizar.

Parabenizo o autor, Sidinei Oliveira, pela obra e peço-lhe que lance o mais rapidamente possível um livro sobre a geração Z, pois enquanto os gestores estão tendo de lidar com os novos profissionais da geração conectada (Y), nós professores já começamos a receber a geração mega conectada! Dessa vez pretendo começar a estudar sobre a nova geração mais cedo ;-).


Comentários

  1. Oi Mestre Tori!! :)

    Tks pelo excelente post! Deu vontade de ler!

    Quando li a classificação, fiz um 'cheq list' pessoal e - ainda que sabendo das variáveis a considerar e não consegui concluir-ME.
    Talvez porque seja do início da Geração X: muita TV, música, eventos culturais e sim orientações familiares ao estudo, poupança, trabalho, para a ascensão e estabilidade.
    Porém, sou meio egocêntrica, sempre tive meu espaço e liberdade 'consentida' ou 'subvertida... Várias características da 'X' batem. Considero-me colaborativa e curto fazer junto, meu Ego adora feedbacks e curto reconhecimento sim.
    E 'sou eu' nas atitudes do Outro que me afastam! :D

    Acho que tenho influência dos anos de convivência com jovens, alunos?!

    E sim geração "i" também serviria para diferenciar as pessoas e cidadãs melhores e que mudarão o mundo!! Enquanto os mais velhos pensam, planejam...eles já estão é fazendo!!
    Ousam, tentam, acertam, erram, refazem mas 'agem'!!
    Também acredito que conseguirão se sair melhor do que nós em meio a enxurrada de informações. Sempre se pode 'escolher' melhor na abundância.
    Mas acho que uma 'ajudinha' nossa, em forma de diálogo horizontal ajuda nisso. Que diz?!
    Ciberabçs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário