Suas fotos estão seguras ?



Logo após a exibição da matéria "Aprenda guardar fotos de maneira segura no seu computador" na coluna Conecte do Jornal da Globo comecei a receber comentários e consultas sobre essa questão. Decidi então publicar aqui algumas dicas sobre esse assunto, com base em minha experiência pessoal e profissional, sem a pretensão de esgotá-lo, muito menos de ser a "palavra final" nesse assunto. Se você, leitor, tiver outras dicas, ou reparos a fazer sobre as minhas, por favor participe deste blog colocando seus comentários. 

1. Durabilidade das mídias
É difícil estimar a durabilidade das mídias de armazenamento, pois essa depende muito das condições de uso e acondicionamento. Coloco a seguir algumas estimativas comumente utilizadas, além de vantagens e desvantagens de alguns dos principais meios de armazenamento.


 1.1 CD-ROM / DVD-ROM: de 5 a 10 anos, podendo ser menos dependendo das condições ambientais e de manuseio (calor, umidade, riscos na superfície etc..);
vantagens: baixo custo, não pega virus (ao se levar, por exemplo, para um serviço de impressão de fotos);
desvantagem: fragilidade, gravação lenta

1.2. Memória Flash (pendrive, cartões de memória):  1 a 10 anos;

vantagens: portabilidade, leitura e gravação rápidas, resistente a choques e movimentações pois não possui partes móveis (memória de estado sólido);
desvantagens:  mais caro por megabyte, baixa capacidade (em relaçao a HDs), pega e transmite virus com facilidade

1.3 Disco Rígido (HD) externo (conecta na USB): 2 a 8 anos;

vantagens: menor custo por megabyte, alta capacidade de armazenamento;
desvantagens: frágil (baixa resistência a movimentos,quedas e calor), pega e transmite virus com facilidade

 1.4 Armazenamento online (Internet ou "nuvem"):

vantagens: barato (a maioria dos serviços não possui custo até um certo limite de armazenamento); prático: pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer máquina;
desvantagens: risco de perda de privacidade, não ha garantia de continuidade do serviço, demanda conexão à internet rápida.

2. Dicas para Backup:

 2.1 Crie uma pasta em seu computador principal exclusivamente para armazenar as suas fotos;

 2.2 Sempre que tirar fotos guarde-as nessa pasta, em subpastas cujos nomes sejam significativos (Ex: Natal 2010);
faça isso na primeira oportunidade, se não tiver acesso ao seu computador no momento em que tirou as fotos copie-s para o computador ou pendrive que tiver à mão.

 2.3 Sempre que atualizar essa pasta faça pelo menos um backup (quem preferir pode usar programas de backup automático.

 2.4 Se trocar de computador, recrie a pasta de fotos, a partir de seus backups, e passe a gravar as novas fotos apenas nessa nova máquina; pode até manter fotos em outros computadores, mas só para consulta; deve haver apenas uma pasta "oficial", na qual você tenha certeza que estão todas as suas fotos e atualizadas.

 2.5 Faça backup em pelo menos duas mídias diferentes (pendrive e CD-ROM, CD-ROM e online etc..) e mantenha-as em lugares fisicamente diferentes.

 2.6 Se utilizar CD-ROM ou DVD-ROM identifique-os com caneta apropriada (há canetas para se escrever nessa mídia, canetas esferográficas danificam a mídia e a tinta de canetas hidrocor comuns não fixam); não use etiquetas.

 2.7 Verifique a integridade dos backups a cada ano; a cada 5 anos refazer totalmente os backups (as mídias sempre aumentam de capacidade e tem seus custos reduzidos, possibilitando melhorar a eficiência do armazenamento (por exemplo transferindo vários CDs para um DVD ou vários DVDs para um HD).


3. Alguns serviços para armazenamento online

Recomenda-se sempre manter as fotos originais em seu computador e respectivos backups; se o backup for online utilize serviços para armazenamento. Serviços de publicação de fotos, como Picasa, Facebook, Flickr e Twitpic devem ser utilizados apenas para isso (publicação), pois tais serviços em geral trabalham com imagens em baixa resolução e dificultam o download e tarefas típicas de backup como atualizar o conteúdo online de acordo com alterações ocorridas na pasta de seu computador. Conheça alguns dos principais serviços de armazenamento nas nuvens:

 3.1 Skydrive - http://skydrive.live.com/
 
 3.2 Dropbox - http://www.dropbox.com/
 
 3.3 4shared - http://www.4shared.com/

 3.4 Easyshare - http://crocko.com


Eu utilizo o Dropbox e estou muito feliz com o serviço. Até fiz uma assinatura anual para aumentar meu espaço de 2 GB (gratuito) para 50 GB. Com o Dropbox você mantém uma pasta em seu computador e automaticamente é feita uma sincronização, via Internet, com sua pasta online. Ao entrar em outro computador a mesma pasta lá presente é atualizada a partir da pasta online (você passa a ter vários backups e acesso à pasta em qualquer lugar e em qualquer computador; dá também para acessar seus arquivos da pasta online via browser sem precisar instalar o software nem gravar ma pasta local, muito útil quando acessando via computadores de terceiros).  



Agora pegue sua máquina fotográfica (ou celular ou tablet) e divirta-se (com segurança!).

Comentários

  1. Olá Mestre Tori!! :)
    Grandes dicas, muito úteis. Desconhecia a maior partedisso. Tks!!
    Ciberabs!

    ResponderExcluir
  2. Paula, eu também desconhecia tudo isto. Obrigada por partilhar comigo este site.
    Mestre Tori, prazer em conhece-lo!

    ResponderExcluir
  3. O prazer é meu Zazá! Seja bem-vinda! Abs Romero.

    ResponderExcluir
  4. Estou faze tecnólogo em agroindústria que esse blog me ajudo a responde uns exercício da disciplina de informatica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário