Os Limites do Virtual na Educação Real



Link para Video da Palestra
Link para Entrevista após a palestra

Grupo "Educação sem Distância" no Facebook: 

Recentemente apresentei uma palestra no Senaed 2014 e uma versão expandida na USP, cujo título é o mesmo deste post.  Dada a receptividade, interesse e repercussão dessa discussão, que está longe de chegar a uma conclusão, publico aqui o video da palestra, referências e informações adicionais sobre o assunto "virtualização da educação". Conto também com sua participação, caro leitor. Envie seus comentários, questões e contribuições.

A virtualização das mídias é fato inexorável. Filmes fotográficos , CDs, DVDs já se encaminham para acompanhar os discos de vinil nas mãos de saudosistas e colecionadores ou em acervos  de museus.  Até mesmo os livros impressos, que muitos consideravam, e alguns ainda consideram, insubstituíveis perdem espaço para a digitalização. As salas de aula também se virtualizam e novos paradigmas, como MOOC, SPOC, sala de aula invertida, conectivismo e blended learning, disputam espaço com a lousa, o giz e até mesmo com o PowerPoint e datashow . As tecnologias interativas, com destaque para os games, a realidade virtual e a realidade aumentada, passam a fazer parte da caixa de ferramentas de professores preocupados em não se distanciar dos alunos das gerações interativas.  Mas quais seriam os limites do virtual na educação ?  Para começar precisamos discutir, afinal, o que é o virtual ? Quais seriam os principais paradigmas tecnológicos com potencial de impactar a educação nos próximos anos e analisaremos os limites dessa virtualização. Será que qualquer conhecimento pode ser ensinado e aprendido por meios virtuais ?  

Ao final da palestra concluo que não há limites para o virtual na educação, mas há obstáculos. Alguns desses obstáculos são listados a seguir.

Desafios tecnológicos:
        Inteligência Artificial (IA)
        ergonomia e conforto
        qualidade da informação
        personalização
        humanização
        sentimento de comunidade

Desafios metodológicos:
       conteúdos
       atenção & foco
       mediação
       avaliação
       modelos pedagógicos
       capacitação docente
       motivação & engajamento do aluno

=====
Referências: 
     Pierre Lévy. O que é o Virtual ?
     Tori, Romero. Educação sem Distância.
     Sutherland, Ivan. The Ultimate Display
     Oculus VR
     Virtuix Omni
     

      



Comentários