As cores como elas seriam



Surgiram recentemente óculos que permitem aos daltônicos distinguir cores que antes não viam. Em síntese, as lentes desses óculos absorvem a energia de determinadas faixas de frequência de forma a permitir que o cérebro perceba sinais fracos provenientes da retina, captados por células menos eficientes. Explicações mais detalhadas dessa tecnologia podem ser lidas nesta matéria do UOL.

Trata-se de um maravilhoso avanço nas áreas tecnológica, da saúde e do bem-estar. O video abaixo é um exemplo emocionante de seu impacto. "Veja como os olhos de seus filhos são lindos" diz a esposa ao marido daltônico que usa as lentes corretivas pela primeira vez.





Conheci o vídeo acima lendo esta matéria da VejaSP, cujo título é

 "Homem daltônico se emociona ao ver as cores como elas são pela primeira vez"

Muito legal essa invenção. Mas enquanto você enxuga as lágrimas quero chamar atenção sobre um pequeno detalhe na manchete acima: "cores como elas são". Por mim, o correto seria "cores como a maioria das pessoas as enxergam".

Vamos supor, por hipótese, o surgimento de um mutante com um tipo a mais de célula cone em sua retina, sensível a uma faixa de frequência eletromagnética abaixo do infravermelho ou acima do ultra-violeta. Automaticamente, sob o ponto de vista desse ser evoluído, todo o restante da humanidade seria daltônico. E agora? As "cores como elas são" passariam a ser as cores como esse mutante as enxerga ? Bem, nem precisamos teorizar. Já foi comprovado que as galinhas possuem mais tipos de cones em suas retinas que os humanos, enxergando cores que nem conseguimos imaginar (mais detalhes nesta outra matéria do UOL).

Por que então o "real", o "correto" é aquilo que a maioria vê ?

Esse pequeno detalhe na manchete mostra como funciona o mecanismo de raciocínio que leva ao preconceito e à exclusão. Se todos fôssemos daltônicos, como o homem desse video, as tecnologias de cores, de impressão, das mídias em geral, assim como as técnicas de design e programação visual, seriam todas perfeitamente adaptadas para o que seriam "as cores como elas seriam".

Se é possível fazer um daltônico ver mais cores, tecnologias podem ser desenvolvidas para fazer as pessoas normais enxergarem novas cores. Ah, alguém vai dizer, mas aí não seriam as cores reais, seriam alucinações....

Comentários