SVR 2020 - Conceitos, Aplicações e Tendências de Realidade Virtual e Aumentada

 Acesse aqui a transmissão ao vivo

Conceitos, Aplicações e Tendências de Realidade Virtual e Aumentada
Evento gratuito
Sábado, 7 de novembro de 2020 - 9h30 às 12h30

O SVR 2020 ( XXII Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual e Aumentada ) acontecerá de 7 a 10 de novembro de 2020 e este ano, pela primeira vez, será totalmente online.

Há 23 anos, desde 1997, o Brasil realiza este evento científico, que se tornou internacional, o que demonstra o pioneirismo de nosso país em mais esse campo tecnológico e científico.

Tradicionalmente, desde 2004, o SVR organiza também o Pré-simpósio, um evento gratuito e aberto a todos so interessados, que antecede a abertura oficial do evento principal (este não é gratuito, mas este ano está com valores bastante acessíveis e, por ser online, não há custos de viagem e estadia envolvidos, sendo, portanto, uma ótima oportunidade para participar). 

O Pré-simpósio tem como objetivo apresentar e discutir conceitos, aplicações e tendências de Realidade Virtual e Aumentada, sendo um ótimo ponto de partida para quem está iniciando na área, tem interesse em conhecer mais a respeito ou até já trabalhe com tais tecnologias mas não possui formação na área.  É também um momento de reflexão e discussões sobre os fundamentos e as tendências da área, bem como  sobre a difusão de conhecimentos e formação de profissionais e pesquisadores para atuação nesse campo. Por isso é um momento muito improtante, que reúne novos participantes do evento, estudantes, pesquisadores e também profissionais, pesquisadores e professores experientes, que já participam há muito tempo do SVR.

Um fruto muito importante dos pré-simpósios é a edição do livro "Introdução a Realidade Virtual e Aumentada", que pode ser baixado gratuitamente, escrito de forma colaborativa pela comunidade de professores, pesquisadores e profissionais que participam e organizam o SVR, por meio da CE-RV da Sociedade Brasileira de Computação - SBC, organizadora do SVREste ano o livro ganhou 3 novos capítulos, sob a editoria de Eunice Pereira dos Santos Nunes e Cléber Gimenez Corrêa.

=== Saiba mais (e baixe o livro) em RVRA.EsemD.org ===

Importante:

Este ano, juntamente com o SVR2020, ocorrerão os seguintes eventos internacionais: 

ISMAR 2020 ( IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality )

SIBGRAPI’2020 ( 33rd Conference on Graphics, Patterns and Images )

SBGames 2020 ( Symposium on Computer Games and Digital Entertainment )

É possível se inscrever em combos desses eventos.

Aproveite!

===================

Veja a seguir a programação do Pré-Simpósio do SVR2020.

Pré-Simpósio do SVR 2020Online e Gratuito Sábado, 7/11/20 - 9h30 às 12h30

09h30 - Abertura Eunice P. S. Nunes, Veronica Teichrieb e Cléber G. Corrêa 

09h40 - Conceitos sobre RV e RA - Romero Tor

10h00 - Aplicações de RV e RA em saúde - Liliane dos Santos Machadot

10h20 - Perguntas e respostas

10h30 - Intervalo

11h00 - Deep Reinforcement Learning em Ambientes Virtuais - Paulo Bruno de Sousa Serafim, Yuri Lenon Barbosa Nogueira, Joaquim Bento Cavalcante Neto, Creto Augusto Vidal
11h20 - Ecossistema XR no Brasil: desafios, oportunidades, ameaças e perspectivas     - Inês Maria Silva Maciel, Alessandra Meleiro
11h40 - Realidade Estendida em treinamentos corporativos - Ezequiel Roberto Zorzal, Bruno Rodrigo Martins, Joaquim Jorge

12h00 - Perguntas e respostas
12h15 - Encerramento Cléber Gimenez Corrêa, Eunice Nunes

 

Comentários