Pontes entre Digital e Físico na Educação


Nesta postagem apresentarei um dos mais importantes eventos sobre tecnologia & educação ocorridos netes ano. Trata-se do

II Seminário Pontes entre Presencial & Digital:
Perspectivas para o presente e para o futuro


Numa organização conjunta entre a Universidade Estadual do Maranhão, por meio o Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET) e o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, este evento une educadores e pesquisadores do Brasil e Portugal numa rica troca de experiências, conhecimentos científicos, perspectivas e ideias para o futuro da educação. 

À frente desse projeto estão as queridas e renomadas Professoras Ilka Serra, da Universidade Estadual do Maranhão, e Sara Trindade, da Universidade de Coimbra. Este ano eu, Romero Tori (autor deste blog), tive a honra de ser por elas convidado a participar da sessão que abriu o evento, no dia 16 de abril de 2021. 

Você deve ter notado que o título desta matéria é ligeiramente diferente do título do evento. Se você assistir à minha palestra, entenderá porquê.

São três sessões no total. Já ocorreram duas, mas ainda dá para assistir áo vivo a terceira e última, que ocorrerá dia 30/4/21 (17h, horário de Brasília) e discutirá "Competências Digitais Docentes".

As gravações das sessões estão disponíveis no canal da Uemanet no Youtube, mas você que segue o Blog "Educação sem Distância", poderá ver e rever as três sessões por aqui e retornar facilmente a pontos específicos dos vídeos, pois colocamos, em cada parte da sessão o vídeo iniciando exatamente no ponto respectivo. 

O que está esperando? "Bora" assistir !

Sessão 1 -  Jogos Digitais e Ambientes Imersivos



S1.1 - Abertura - Reitores da UEMA e da Universidade de Coimbra


S1.2 - Jogos Digitais - Ana Amélia Carvalho


S1.3 - Ambientes Imersivos - Romero Tori


S1.4 - Perguntas aos Palestrantes 


=======

Sessão 2 - e-Learning, b_Learning e o Ensino Híbrido


S2.1 - Apresentações


S2-2 - Ensino Híbrido - Luciano Sathler



S2.3 - e-Learning, b-Learning - Neusa Pedro



S2.4 - Perguntas aos Palestrantes

=======


Sessão 3 - Competências Digitais Docentes



S3.1 - Apresentações


S3.2 - Lucia Dellagnelo



S3.3 - José Luís Ramos

S3.4 - Perguntas aos Palestrantes

===

Comentários