O que é e como estabelecer uma cultura de integridade acadêmica nas instituições

Por Mariana Rutigliano

Para falar sobre Integridade Acadêmica, é preciso entender primeiro que integridade significa aderir aos princípios morais e éticos, e honestidade. A Integridade Acadêmica refere-se à adoção de boas práticas científicas, respeitando normas éticas e de direitos autorais. De acordo com o ICAI* (International Center for Academic Integrity), a integridade em ambientes acadêmicos é um componente fundamental do sucesso e crescimento dos alunos durante o curso e em sala de aula. Ela os prepara para desafios pessoais e profissionais, além de fornecer um plano e um alicerce para a realização e sucesso futuros.

Existem diversas maneiras de promover a Integridade Acadêmica e pode ser desafiador selecionar as medidas e formas mais adequadas de construir uma estratégia significativa para promover a ideia. Por ser mais do que um código de ética ou política escolar, antes que qualquer passo significativo seja dado, uma definição básica precisa ser aceita por todas as partes envolvidas no ensino-aprendizagem.De acordo com uma pesquisa feita em 2019 com cerca de 14 mil estudantes em universidades australianas, aproximadamente 6% dos alunos se envolveram em práticas de fraude acadêmica. Para Tracey Bretag, uma das estudiosas que conduziu a pesquisa, para combater a desonestidade acadêmica, é preciso se concentrar nos sistemas educacionais e não apenas em agressores individuais.

As instituições mais bem-sucedidas do mundo vão além das exigências de aprendizagem ética ao criarem uma atmosfera robusta de honestidade e confiança. Para isso, trabalhe com os colegas, gestores e até mesmo com os alunos para definir o conceito de Integridade Acadêmica que melhor funciona na instituição e considere o contexto desta definição em todos os níveis, áreas disciplinares, e modalidades de ensino. Por exemplo, como você tem trabalhado os princípios de integridade nas modalidades híbridas e no EAD neste último ano e meio? Em seguida, pense como a integridade acadêmica é definida, valorizada e abordada na sua comunidade de aprendizagem.

Avaliar as dificuldades para estabelecer uma política adequada

A integridade acadêmica parece um conceito simples, mas pode ser uma prática desafiadora. Antes de determinar uma definição comum sobre o tema com toda sua comunidade acadêmica, é preciso avaliar quais os erros mais comuns que podem acontecer com um estudante durante sua trajetória educacional. Isso é crucial porque nos dá o senso de quais comportamentos ou sinais devem ser analisados e qual a melhor maneira de reduzir que os alunos cometam esses erros. 

Depois de avaliar e revisar as várias maneiras que uma pessoa pode descumprir critérios definidos como íntegros academicamente e seguir pelo caminho errado, seja por acidente ou propositalmente, é possível chegar mais perto de uma definição de como adotar a integridade acadêmica na instituição. Ao estabelecer uma política e considerando os pontos que precisam ser melhorados, é importante  incluir uma definição, melhores práticas na produção de trabalho original, como apoiar a criação de conteúdos de alta qualidade (incluindo o uso de recursos para citação precisa, pesquisa ética e formas de oferecer feedback), bem como variações de níveis de ações a serem tomadas quando houver suspeita ou confirmação de má conduta.

Incorporar a Integridade Acadêmica no plano estratégico da instituição vai além de simplesmente se colocar contra a desonestidade acadêmica, integra por inteiro os valores fundamentais da instituição de trabalho ético, em tudo que se faz.

Tecnologias e ferramentas que apoiam o trabalho original

Existe uma variedade de ferramentas no mercado à disposição e que podem ajudar com que a abordagem à Integridade Acadêmica seja mais fácil. São recursos que podem facilitar o pensamento reflexivo e analítico em relação à integridade do aluno. E quando os estudantes têm autonomia para assumir a responsabilidade de sua aprendizagem, com o uso dessas ferramentas, sobra mais tempo para que o professor se preocupe com questões que precisam de sua experiência e atenção.

É importante buscar por ferramentas eficientes e usadas por professores em todo o mundo, em todos os níveis educacionais, para garantir a produção de trabalhos originais e de alta qualidade. Assim, é possível oferecer informações avançadas e detalhadas dos trabalhos dos alunos para os professores e gestores, ajudando-os a tomar decisões baseadas em dados sobre autoria e conduta, apoiando o aprendizado formativo. 
Essas medidas fundamentais, quando conduzidas de forma criteriosa, podem ajudar a construir um ambiente sólido de integridade acadêmica, no câmpus, à distância e que posteriormente serão utilizadas ao longo da vida. Ao estabelecer padrões altos de confiança, respeito e responsabilidade, em todos os níveis, a cultura de integridade acadêmica garante que os alunos desenvolvam habilidades de pensamento crítico, escrita original e habilidades de autogestão que ajudarão muito em suas carreiras profissionais.

Mariana Rutigliano é Diretora Regional de Marketing - Américas na Turnitin

======================
Artigo exclusivo, em parceria com Turnitin Brasil.


Comentários