Lançamento do Livro Educação sem Distância









Reproduzo a seguir o Release de divulgação de meu mais novo livro, cujo lançamento será no dia 30 de março de 2010, na FNAC de Pinheiros (São Paulo).

Livro mostra como a aprendizagem distância pode aproximar alunos e professores por meio de tecnologias interativas e analisa seu futuro, no qual, a convergência entre o eletrônico e o presencial é a principal tendência



Ao pensar em um curso a distância logo se imagina um aluno isolado em seu computador recebendo aulas de um professor virtual que nunca se vê. Mas, se essa era uma realidade quando a modalidade foi criada, hoje, o que se experimenta nesse campo é bastante diferente. A mescla de aulas presenciais e virtuais, o uso intenso da interação, redes sociais e blogs são algumas das ferramentas empregadas com sucesso. Em Educação Sem Distância – as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem (Editora Senac São Paulo e Escola do Futuro da USP), o professor Romero Tori discorre sobre o assunto e demonstra que as barreiras entre métodos de ensino podem ser quebradas.

Professor do Centro Universitário Senac e da Escola Politécnica da USP, Tori mostra em três dos 16  capítulos como aproximar alunos e professores para melhor aproveitamento de ambientes e conteúdos, além de discutir os conceitos de presença, distância e interatividade, bem como as tendências da educação a distância, ou melhor, “sem distância”. Segundo o autor, a educação deve convergir no futuro para uma única forma de ensino que combine interação virtual, encontros pessoais e uso de tecnologias, como realidade aumentada e jogos – que poderão ser aplicadas em qualquer tipo de curso. “Instrumentos como multimídia, hipermídia e jogos, possuem grande potencial no segmento educacional, que vão desde a apresentação de conteúdos multimídia até a interação entre aluno e professor – ou entre aluno e aluno, ou entre aluno e conteúdo. Na educação apoiada por essas tecnologias, as ferramentas digitais assumem papel de destaque e oferecem novas formas de trabalho e aprendizagem”, afirma.

Ao analisar as possibilidades do ensino virtual, o autor mostra a importância de oferecer diferentes linguagens aos estudantes, como conteúdos criados pelos próprios usuários (blogs, vídeos, wikis); redes sociais (orkut, facebook, twitter);dispositivos móveis (telefones celulares);mundos virtuais (ambientes de realidades alternativas, simuladores);novas formas de publicação (vídeos, áudios, animação). Games e ambientes 3D são ainda outros meios que beneficiam o aprendizado moderno. “Talvez estejamos em breve pedindo aos alunos que liguem seus celulares em vez de desligá-los”, sugere ele.

Há_um capítulo especialmente dedicado ao blended learningconceito que busca a harmonia entre as atividades virtuais e presenciais. Segundo o autor, essa é uma tendência mundial, que pode aumentar a sensação de proximidade na aprendizagem a distância. Uma vídeo-conferência, por exemplo, pode integrar aluno e professorum chat promover mais interação entre alunos. Tori destaca ainda que a America Society Training and Development (a mais importante associação do mundo destinada ao treinamento profissional) coloca o blended learning como uma das tendências da indústria do conhecimento. “À medida que cursos tradicionais ampliarem a utilização de recursos virtuais e cursos a distância incorporarem mais atividades presenciais ao vivo, ficará cada vez mais difícil de separar essas modalidades”, conclui ele.



Sobre o autor:

Romero Tori é livre-docente em tecnologias interativas, é professor do Cento Universitário Senac e da Escola Politécnica da USP. Coordenou diversas pesquisas em multimídia, realidade virtual, realidade aumentada e games, com ênfase em aplicações nas áreas de educação e saúde. Possui longa experiência no uso e na implantação de ambientes virtuais de apoio à aprendizagem. É membro do Conselho Deliberativo do Núcleo de Pesquisas das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação – Escola do Futuro (USP). Seus principais trabalhos e artigos podem ser acessados pelo endereço http://romerotori.org.

Serviço:

Educação Sem Distância – as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem
Autor: Romero Tori
Editoras: Senac São Paulo e Escola do Futuro
Preço de tabela: R$ 48,00
Número de páginas: 256
Lançamento: 30/3, 3ª
Horário: 19 horas
Local: Livraria Fnac – Pinheiros. Av Pedroso de Moraes, 858 – Fórum de Eventos – 3º andar.
Na ocasião haverá palestra com o autor.

Comentários

  1. Olá Profº. Romero,
    Parabéns pelo lançamento da obra! Li sua entrevista na Folha Online, gostei muito.
    Eu e mais dois colegas de turma estaremos na Fnac, para prestigiar o evento. Seremos seus alunos na pós em DI do Senac.
    Beijos e sucesso,
    Ronaldo Souza

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Sou aluna de pedagogia fa Faculdade Anchieta e acabei de assistir sua palestra e, ao mesmo tempo consegui ler sua matéria na Folha Online. Gostei muito da palestra ministrada e do artigo. Fiquei bastante interessada.
    Muito obrigada e meus parabéns.

    Elisa Muniz

    ResponderExcluir
  3. Olá Romero. Encontro seu livro (completo) em versão digital? Nas extensões .mobi ou .epub? Gostaria muito de lê-lo em meu e-Reader.

    ResponderExcluir

Postar um comentário