EUROPEANA E ARIADNE

Muito se fala sobre as bibliotecas digitais e os repositórios de conteúdos didáticos, mas em geral se esquece de mudar o foco dos EUA para Europa, por exemplo. Hoje apresento duas iniciativas européias muito interessantes. A primeira se chama Europeana e procura armazenas e distribuir conteúdos culturais, em diferentes mídias digitais, produzidos por diversas instituições européias.

A outra, mais antiga, destina-se a concentrar objetos de aprendizagem e ferramentas produzidos pelas instituições associadas. Trata-se da Fundação Ariadne.

Vale a pena conferir.

PS: meus agradecimentos ao Carlos Alberto de Campos Barra pela sugestão da Europeana.

Comentários

  1. Caro Romero, muito boas dicas essas da Europeana e Ariadne. Sugiro, para quando tiver algum tempo, navegar, e quem sabe comentar, o ubuweb http://www.ubu.com/. Além de um acervo fantástico, a filosofia é mui interessante. A começar: não há dinheiro, não é negócio. É ócio criativo! Não descobri se é uma iniciativa americana ou européia. Está no mundo, apesar da maior parte do material ser em inglês. Tenho visto muitos filmes no http://www.ubu.com/film/. Você vai gostar, se é que já não conhece.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Marta. Vou incluir o ubuweb em meu delicious e passar a visita-lo. Aproveito para sugerir a você e aos demais leitores que, caso ainda não conheçam, visitem o site do Creative Commons (http://creativecommons.org/). É o conceito do software livre extrapolado para o direito autoral.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sim vou visitar o Creative Commons. Gracias. M

    ResponderExcluir

Postar um comentário