Começa o 16o. Congresso Internacional de EAD



Começou hoje, aqui em Foz do Iguaçú, o 16o. CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância). O Mabu Resort já está movimentado. Trabalhadores das empresas de montagem dão os últimos retoques nos estandes para a inauguração da exposição, que se dará logo após a cerimônia de abertura (com início às 18:30). Dica: a cerimônia de abertura é aberta aos interessados, não havendo necessidade de crachá.
A exposição não é muito grande, mas ocupa consideráveis 2 mil m2 e conta com a presença de grandes atores da EAD. Veja a planta da exposição e a lista dos partiicpantes.
A principal atividade de hoje são os minicursos. Muitos, por sinal, e um mais interessante que o outro. Difícil escolher.

Ao me credenciar fiquei feliz em receber um vale para retirada de dois importantes livros: o recém lançado "Aprendizagem a Distância" do Prof Fredric Litto, presidente da ABED, e o CensoEAD.BR, publicado pela ABED e FGV.

Minha programação para amanhã dia 1/9, terça-feira:

8h00 Assistir as imperdíveis palestras de Vijay Kumar do MIT (Abertura para mudança educacional),  John Ebersole do Excelsior College (Abordagens não convencionais), Josep Maria Duart da Universitat Oberta de Catalunya (Novos modelos educativos em e-learning) e Carlos Eduardo Bielschowsky da SEED/MEC (Uma Análise do Sistema de EAD no Brasil).
obs: além de poder aprender muito ouvindo essas personalidades, ainda concorrerei ao sorteio de um netbook, oferecido aos participantes da sessão das 8h ;-)  se ganhar prometo agilizar as postagens em meu blog; o meu surrado notebook com bateria arriada não está ajudando muito ;-(

10h40 Participar dos lançamentos de livros e conseguir meu autógrafo no livro do Prof Litto, "Aprendizagem a Distância" (tarefa não muito fácil mas vale a tentativa), na sala Brasil (onde serão lançados ainda os livros “Tecnologias que Educam”, de Fabio Camara e Gregório Ivanoff , e   “Práticas Pedagógicas Aprendizagem e Avaliação em EAD”, de minha amiga e destacada pesquisadora de EAD, Iolanda Cortelazzo).

11h10  Assistir a apresentações de trabalhos científicos. Será uma maratona, com 5 sessões em paralelo. Amanhã eu comento sobre os trabalhos que eu conseguir assistir.

14h30 Encontro de Design Instrucional, com Lina Romizowski, Regis Tractenberg,  Paula Carolei  e Vani Kenski , que també coordenará a mesa. Na sala Assunção. Lamentavelmente esta mesa ficou em paralelo com outra que eu gostaria de assistir, Diálogo com SEED / MEC, com Carlos Eduardo Bielschowsky e Hélio Chaves  :-(

15h30 Aprendizagem em redes e as TICs, com Jucimara Roesler da UNISUL;   Vani Moreira Kenski da Diretoria ABED,  Patrícia Lupion Torres da PUC PR , e  coordenação de Artieres Estevão Romeiro do Claretiano.  Na sala Assunção.

16h30 Lançamento do meu livro, na sala Brasil, na companhia de duas importantes obras, que muito valorizam esta sessão: “20% a Distância – e agora?", de Rita Maria Lino Tarcia e Alda Luiza Carlini, e “Educação OnLine”, de Marcos Silva, Lucila Pesce e Antonio Zuin.


17h00  Assistir a apresentações de trabalhos científicos.

Ufa !

Amanhã eu conto como foi.

Abs.

Comentários