Realidade Aumentada para uma Educação sem Distância

Na atividade da JOVAED 2011 cujo nome aparece no título deste post conceituamos Realidade Aumentada e procuramos mostrar o potencial da aplicação dessa tecnologia na área educacional. A participação dos presnetes foi muito enriquecedora.

Se você ficou curioso ou deseja rever a atividade acesse o link da gravação

Para ver os vídeos e materiais citados durante a apresentação (e muito mais) acesse este meu outro post.

Agora minhas respostas a algumas perguntas que ficaram "no ar" (ou melhor,  no chat).

DÚVIDAS E RESPOSTAS


1. Alvaro: Cconhece o Dart, que roda no Director ?
Sim. Trata-se de uma adaptação, limitada,  do AR Toolkit para o Director. Há também uma adaptação do NyARToolkit para o Flash que é bem interessante.


2. Carmen:  A  impressão do código deve ser sempre em preto e branco ou pode ser colorida ? 
No AR Toolkit recomenda-se que seja em PB, para maior contraste. Mas, a princípio, os marcadores podem ser coloridos. Recomenda-se testar bem antes, em diferentes condições de iluminação.


3.Exemplos de jogos com RA ?
Mostrei alguns durante a apresentação (Human Pacman, AR Quake..), os quais podem ser vistos em meu outro post
No livro "Extended Experiences", meus colegas pesquisadores e eu escrevemos um capítulo especificamente sobre Games em RA. Esse livro, publicado na Finlândia, encontra-se disponível na íntegra no Google Livros (clique no nome do livro no início da resposta para acessá-lo).

Comentários

  1. Olá!
    não consigo acessar o video, pede senha...
    Vc comentou no video que disponibilizaria um pdf com a apresentação, onde podemos baixa-la?

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Agora voce ja consegue acessar a gravacao.
    Eu havia me esquecido de que todos os slides aparecem na gravacao. Voce poderá pegar as informacoes que desejar diretamente de lá.
    Abs

    Romero

    ResponderExcluir
  3. A Practical Way to Make Invisibility Cloaks

    http://www.technologyreview.com/computing/37720/?p1=A5&a=f

    Ivanildo Ximenes

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa informação que o Ivanildo nos traz. Dá para imaginar muitas aplicaçãoes de realidade aumentada (ou "diminuida" para alguns..rs..) com o uso desses revolucionários materiais que tratam a luz de forma não convencional.

    ResponderExcluir
  5. Olá sou estudante da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni e temos uma disciplina chamada Projeto Técnico Científico(PTC), onde temos de elaborar um projeto. Meu grupo esta desenvolvendo um projeto sobre Realidade Aumentada na área da anatomia e gostariamos de lhe pedir ajuda na confecção de um orgão do corpo humano(pensando em um coração) em realidade aumentada, estamos tendo grande dificuldade em elaborar o mesmo em 3D e em encontrar o programa correto.

    Respeitosamente

    ResponderExcluir
  6. Caro "Anônimo" estudante da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni.
    Na Internet não é dificl encontrar modelos anatomicos prontos. Coloque "3D Anatomic Models" no Google e divirta-se... Os prograams de RA usam modelos iguais aos usados por programs de realidade virtual, jogos etc.. Para experimentar o efeito de RA sugiro começar com o BuildAR (http://www.buildar.co.nz/buildar-free-version/). Depois noso conte sobre suas experiencias. Para desenvolver programas de acordo com suas necessidades voce precisará do AR Toolkit ou similares. Veja no sire Realidade Auemntada dicas de como usar esses programas (http://www.realidadeaumentada.com.br). Bom trabalho. Abs. Romero.

    ResponderExcluir
  7. Romero Tori sou o estudante da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni.Venho lhe pedir ajuda, pois precisamos fazer um resumo de um livro que fale sobre o tema Realidade Aumentada.Mas no Google books há um exemplar do seu livro com paginas faltando, seria possível que possa nos enviar um exemplar ou algum site que contenha ele por completo?

    ResponderExcluir
  8. O livro encontra-se disponivel no site: http://romerotori.org

    ResponderExcluir
  9. boas! alguém por aqui trabalha na área da realidade aumentada/3D/tecnologias móveis em educação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário