As gerações interativas já estão mudando as escolas...


Há algum tempo publiquei o post "Se a Escola não mudar as gerações interativas a mudarão ..."  Hoje recebi de um amigo no Facebook o video abaixo que compartilho com vocês.  Nele o garoto "Thomaz Suarez" faz uma palestra no TED contando sobre suas experiências no desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad (e declara que pretende desenvolver também para Android). Conta como foi incentivado por pais, professores e pela Apple Store (onde publicou seus primeiros aplicativos). Com o apoio de professores criou um clube de programação para ensinar colegas a progarmar aplicativos.

Este é um pequeno exemplo de como as novas gerações interativas já começam a mudar a escola. Interessante quando o palestrante mirim dá um sorrizinho maroto e diz que a sua geração conhece tecnologia "a little bit more" (um pouquinho a mais) que os seus professores. Mas isso não é colocado de forma crítica ou com arrrogância. Ele sabe valorizar seus professores, tanto que recorreu a um deles para montar seu clube.

Os professores só precisam entender que seu papel mudou. Não precisam ter medo das novas tecnologias, afinal, se tiverem dificuldade com algo, seus alunos estarão lá para ajudá-los ;-) .  Não podem enfiar a cabeça em um buraco e querer impedir que a tecnologia entre em sua sala de aula. Isso só os distanciaria de seus alunos.

O professor sempre será fundamental no processo educativo. É ele o catalisador da construção do conhecimento por parte de seus alunos. Para isso não precisa ser o detentor de todo o conhecimento. Sendo um eterno aprendiz, aprendendo com seus alunos, compreenderá melhor a perspectiva da aprendizagem centrada no aluno. Poderá, então, usando sua experiência e seus conhecimentos e métodos adequados de aprendizagem, orientá-los em todo esse processo, semeando-lhes a curiosidade e o prazer do conhecimento.

Comentários

  1. Muito bom. Certamente é esta geração que vai fazer a grande mudança no paradigma da escola.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tipo de incentivo que os alunos, escolas e professores precisam para ajudar na quebra dos paradigmas escolares.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a imagem do avestruz, Romero. Para valorizar o papel do professor no século XXI precisamos olhar ao redor e ver o que precisamos mudar para conseguir isso, porque senão é exatamente essa postura rígida é que vai nos desvalorizar...a biologia evolucionária ilustra bem isso. Os únicos dinossauros que sobreviveram a mudança radical na atmosfera terrestre 65 milhões de anos atrás foram aqueles olharam pra cima e desenvolveram asas - são os nossos pássaros de hoje. E olha que isso não é apenas uma metáfora: estudos recentes confirmaram a relação entre os 2 genomas.

    Já viu esse vídeo da Adora?
    http://www.ted.com/talks/adora_svitak.html
    (...)

    ResponderExcluir

Postar um comentário