Distância Transacional: a verdadeira distância na educação






Em meu post anterior citei a Teoria da Distância Transacional de Michael Moore. Para se ter uma verdadeira "Educação sem Distância" não basta vencer distância geográficas e temporais. Os alunos precisam sentir-se efetivamente presentes. Michael Moore nos ajuda a entender como reduzir esse "distanciamento psicológico". Conforme mencionado naquele post, seu artigo de referência está disponível em português e pode ser lido aqui.

Esse assunto despertou bastante interesse em meus leitores, que me pedem  para abordá-lo com mais profundidade. Resgato então um debate no qual discutimos a Teoria da Distância Transacional, com participação do público trazendo questões bem interessantes.

Traga também suas questões e contribuições para esse debate. Coloque-as no "Grupo Educação sem Distância".

ASSISTA: Debate sobre a Teoria da Distância Transacional.


Comentários

  1. Olá Mestre. Lendo suas publicações percebo que conhece bem o assunto de transmissão ao vivo. Por acaso, Que softwares indica para Webconferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alessandro.
      Meu foco é na metodologia, não na ferramenta. Tento mostrar neste post

      (http://romerotori.blogspot.com.br/2014/09/educacao-sem-distancia-via-hangout.html)

      que não há necessidade de equipamentos ou software caros e sofisticados. Com software gratuito, como o Hangout ou o Skype, já dá para fazer webconferências e/ou videoconferências com qualidade. O software de webconferência pode ser o que a sua instituiçaõ oferece ou, na falta de um, basta pegar um smartphone e usar um desses gratuitos. Não fiz uma pesquisa sistemática sobre ferramentas de webconferência (se algum leitor conhece por favor compartilhe conosco) mas sei que há (e já usei) ótimos produtos no mercado, como o Connect (pago) ou o equivalente gratuito e aberto Big Blue Button. Se não tiver ou conhecer nenhum e não souber por onde começar, comece com o Hangout.).

      Excluir

Postar um comentário