Educação SEM Distância no CIAED 2014




Romero Tori falará sobre Educação sem Distância (ESD)
em duas mesas e uma palestra no CIAED 2014


Começa na segunda (6 de outubro de 2014) em Curitiba o XX Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED 2014), o maior evento acadêmico-científico da área no Brasil. Neste ano serão apresentados 20 minicursos, 12 palestras "keynote", mais de 150 trabalhos científicos com apresentações orais, mais de 50 apresentações na forma de poster, dezenas de mesas redondas, palestras institucionais e exposições, entre outras atividades.

O programa completo do evento, contendo os horários e locais das atividades, ficou com mais de 100 páginas!!  Se você vai para esse evento terá um grande problema pela frente: decidir o que vai assistir e, pior, o que vai perder. Tem muita coisa boa. Aproveite! Se você não vai poderá acompanhar, aqui no blog e no "Grupo Educação sem Distância", um pouco do que está acontecendo aqui no blog e, posteriormente, poderá também acessar, no site do evento, os anais com todos os artigos apresentados.

Eu, mais uma vez, levarei a bandeira da "Educação sem Distância" (ESD) para esse importante encontro de EAD.  Farei isso apresentando uma palestra e debatendo em duas mesas redondas. Se você que acompanha este blog e vai o CIAED quiser participar dessas atividades anote aí em sua agenda os locais e horários abaixo relacionados.

Participe também trazendo informações, novidades e comentários sobre o que estiver acontecendo no evento, aqui na área de comentários do blog ou postando no Grupo Educação sem Distância, usando as hashtags #EducacaoSemDistancia,  #ESDnoCIAED ou #ESD2014.

Será também um prazer encontrá-lo (a) ao vivo. Estarei aguardando-o (a) no estande do Senac no dia 6, a partir das 18h.



Palestra: 
Vencendo distâncias, geográficas, culturais e transacionais, com tecnologia e metodologia 
6/10/14 - 16h00 às 16h55 - SALA 3
Romero Tori  

Em atividades educacionais é importante que se reduzam distâncias entre alunos e professores,  entre aprendizes e conteúdos, assim como entre os próprios estudantes. O emprego de recursos tecnológicos que propiciam interatividade – tais como realidade virtual, realidade aumentada, jogos, gestos e dispositivos móveis – pode contribuir para o aumento da sensação de presença e do engajamento do aluno, não apenas em cursos a distância como também em atividades presenciais em salas de aula. Mais importante que a tecnologia, no entanto, a metodologia é a chave para vencer distâncias com qualidade e eficácia no aprendizado.
Nesta palestra, apresentaremos uma visão panorâmica da adoção de novas tecnologias na educação, conceitos e preconceitos relacionados a EAD e novas tecnologias, a democratização do acesso à educação por meio da virtualização, a utilização de tecnologias digitais como recursos imprescindíveis nos processos de ensino e aprendizagem, a aprendizagem colaborativa, a mudança no modelo pedagógico no contexto da EaD e o novo papel de educadores e alunos. Encerraremos com uma discussão sobre impactos, desafios e os próximos passos das tecnologias e metodologias na EaD.


Mesa Redonda 
Design Instrucional para cursos online 1 (MR 3)
6/10/14 - 13h30 às 15h30 - SALA 9
          Paula Carolei - UNIFESP
          Julia Moreira Kenski - UNIFIEO & MACKENZIE Vani Moreira Kenski - FE/USP
          Romero Tori - USP & SENAC/SP
Coordenação: Paula Carolei - UNIFESP

Esta é a primeira de três mesas a serem apresentadas neste 20° CIAED – Congresso Internacional ABED de EaD - e que se articulam entre si, a partir do mesmo tema: Design Instrucional. Nesta primeira mesa serão expostas as questões básicas que norteiam a formação de um DI, ou seja, os aspectos conceituais relacionados às áreas de educação, tecnologia digital e gestão de projetos educacionais on-line e as articulações entre elas. Serão apresentados também aspectos relacionados ao futuro da profissão e os seus desdobramentos em novas áreas de atuação, de acordo com os avanços tecnológicos e as necessidades educacionais de cada contexto.


Mesa Redonda 
Educação sem distância e seu virtual futuro (MR 20)
8/10/14 - 13h30 às 15h30 - SALA 6
          Romero Tori - USP & SENAC/SP
          João Mattar - TIDD-PUC/SP & UAM
          Vani Moreira Kenski - FE/USP
          Paula Carolei - UNIFESP
Coordenação: Romero Tori - USP & SENAC/SP

Esta mesa traz reconhecidos autores e pensadores das tecnologias educacionais  para uma discussão sobre o virtual (nos dois sentidos: digital e potencial)  futuro da educação sem distância, à luz de tendências, experiências e estudos recentes no  uso de tecnologias interativas em atividades educacionais presenciais, a distância ou híbridas.

[ ATUALIZADO (21/11/14) ]:
Interessante o relato que Vinicius Lemos faz em seu blog (em inglês), em duas partes, sobre esta mesa.  Part 1 / Part 2

Comentários