Realidade Virtual e Realidade Aumentada Parte 3: Tendências





Veja também:


================


Finalizando a série de 3 artigos relacionados à palestra que proferi no XVII Symposium on Virtual and Augmented Reality, " Os Limites do Virtual no Mundo Real ", apresentarei aqui algumas tendências tecnológicas.


Novas Tecnologias 

Sem pretensão de cobrir todas as novidades (até porque enquanto escrevo novas estão surgindo) apresento a seguir algumas tecnologais que considero relevantes para a área nos próximos anos.


Oculus Rift

Em pouco tempo a tecnologia HMD ( Head Mounted Display ), antes restrita a grandes empresas e laboratórios de pesquisa está ficnado bastanet conhecida e com potencial enorme de aplicações, graças ao baixo custo previsto para esse produto. O mais interessante é que o produto comercial ainda nem foi lançado (previsão para início de 2016). A julgar pelo sucesso dos protótipos o Oculus promete...

Nesta entrevista falo sobre o Oculus Rift e seu potencial de uso no ensino de anatomia e treinamento na área de saúde.



Papel de parede digital

LG já anunciou tela de alta definição de 1 mm de espessura


Reconhecimento de gestos

O MYO propõe um novo paradigma de reconhecimento de gestos, baseado em braceletes.



Maquiagem virtual

A tecnologia de realidade aumentada espacial, que apresentamso ao Brasil no SVR 2004 encontra cada vez mais aplicações.  Veja esta demonstração de "maquiagem virtual".


Manipulação direta em 3D

Há várias tecnologias sendo desenvolvidas no sentido de permitir a manipulação de objetos tridimensionais virtuais como se esses estivessem ocupando o espaço a nossa frente. Uma delas é um protótipo experimental desenvolvido nos laboratórios de pesquisa da Microsoft. Chama-se Holodesk. 



Sensação tátil ao ar livre

Nos laboratórios da Disney Research está sendo pesquisada uma forma de criar sensações hápticas diretamente no ar ao redor das mãos do usuário. Chama-se Aireal.


Óculos de Realidade Aumentada

Uma outra abordagem para realidade aumentada é o chamado video see-through. Por meio de óculos semi-transparentes, ou via projeções diretamente sobre a retina, é possivel misturar a visão direta do ambiente ao nosso redor com imagens sintéticas. Dois  exemplos de promessa nessa área são Magic Leap e Hololens



Novas Aplicações 

Selecionei algumas experimentações que podem levar a interessantes aplicações de realidade virtual e aumentada.

Invisibilidade

Na faculdade sueca de medicina Karolinska Institutet um professor demosntrou como é possivel convencer nosso cérebro de que ficamos invisíveis.



Troca de corpos



No experimento "The Machine To Be Another" , liderado pelo brasileiro Philippe Bertrand, duas pessoas passam pela experiência de ser ver no corpo uma da outra.



Jogos físicos em espaços ilimitados
  
Imagine estar imerso em um ambiente virtual, podendo caminhar (literalmente) a vontade sem risco de bater em algo ou cair. A esteira omnidirecional Virtuix Omni é uma das soluções para isso.



Treinamento e/ou entretenimento com realidade misturada

Veja esta experiência patrocinada pela Castrol. O piloto dirige um carro de verdade, mas imerso num mundo virtual. 




Veja mais



No portal Interaction Variations o Prof Guilherme Ranoya disponibiliza uma série de videos relacionados a projetos e experimentos com tecnologias e mídias interativas. Aproveite esse rico material.

Veja também:


================

Comentários

Postar um comentário