Tecnologia e Educação: Possibilidades, Virtualidades e Realidades


>>> Clique aqui e veja outras matérias do Blog "Educação sem Distância" <<<



No último dia 18 de agosto apresentei palestra, de mesmo título que este post, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP-RP. No site do evento, em breve, será publicado o video de minha apresentação.  

Neste post disponibilizo videos e referências citados na palestra.

Comecei falando sobre o conceito de Educação SEM Distância. No meu livro, de mesmo nome, cujo PDF pode ser baixado gratuitamente, o leitor poderá se aprofundar nesse tema.


Para saber mais sobre "Educação sem Distância" ( EsD ), se atualizar com as inovações no uso de tecnologia na educação e trocar informações com outros interessados no tema entre no

Grupo "Educação sem Distância" no Facebook: 
https://www.facebook.com/groups/educacao.sem.distancia/


Prossegui resgatando ideias de 4 pensadores que ajudaram a definir o futuro da educação: Vygotsky, Piaget, Papert e Freire.





Discuti sobre a necessidade de se levar a tecnologia à sala de aula. Veja, a esse respeito, o post "As Gerações Interativas e o Futuro da Escola"




Em seguida abordei o conceito de midia e discuti o uso de midias na educação. No já citado livro "Educação SEM Distância" há um capítulo inteiro discutindo esse tema. 



Outro tema abordado, Real X Virtual, pode ser acessado neste outro post: "Realidade Virtual:Conceitos. 


Apresentei uma visão geral sobre tendências da realidade virtual e realidade aumentada, conforme pode ser visto neste post: "Realidade Virtual e Aumenada: Tendências"

Encerrei mostrando algumas experiências de uso de novas tecnologias na educação, como as abaixo apresentadas.

VIDA ODONTO

Testes iniciais de uso de capacete de realidade virtual ( Oculus Rift) como interface do ambiente VIDA-Odonto (Virtual Interactive Distance-learning on Anatomy), voltado para o treinamento de procedimentos odontológicos. 
Projeto do Interlab (Poli-USP) em parceria com Lapis (EACH-USP) e Lasit (FOB-USP).



Professor "tele-presente"  

Alunos americanos "visitam" Acelerador de Partículas na Suiça pelos olhos do professor



Alunos motivados e com autonomia ninguém segura.

Imagine Cup 2012 - Premiação do Projeto Fusion 4D, da Equipe Interlab USP (Roberto Sonnino, Eduardo Sonnino e Keyla Matsumura; orientador: Romero Tori)



>>> Clique aqui e veja outras matérias do Blog "Educação sem Distância" <<<

Comentários

  1. Boa tarde, Romero

    Muito Prazer!
    Meu nome é Ruth Marques e sou responsável pela parte de conteúdos de diversos segmentos que atendem as categorias de educação e ensino do Blog.
    Entre elas está a escola de ensino / idiomas chamada Park Idiomas – (http://www.parkidiomas.com.br/). Pensando em temas educacionais aplicados a importância do inglês para o âmbito profissional e educacional ou outro tema relacionado a coerência do blog, gostaria de fazer uma contribuição de artigo pra vocês..
    Como poderia enviá-lo?
    A temática será de acordo com a linha editorial do blog, trazendo um conteúdo relevante ao público leitor e alinhando-se, claro, com o perfil de abordagem do blog.

    Ou caso queiram me sugerir um tema que precisem para pauta post, estou à disposição para auxiliá-los como fonte de consulta.
    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.
    Inclusive, sintam-se a vontade para enviar conteúdos colaborativos ligados a educação ao blog: http://blogdenegocios.net.br/, onde sou editora responsável.
    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.
    Abraços,


    ResponderExcluir

Postar um comentário