Uma pedagoga brasileira na Alemanha: Dayse Rodrigues


 Vídeo: Uma pedagoga brasileira na Alemanha
Num momento em que muitas pessoas estão desesperançosas é muito importante nos inspirarmos em brasileiros lutadores, resilientes, determinados, que em vez de se preocupar com as incertezas do futuro constróem-no a partir de suas certezas e anseios. Por isso convidamos para uma conversa  a pedagoga Dayse Rodrigues, que representa muito bem o que é aprender, ensinar ( e viver! ) sem distâncias. 

Nascida no interior da Bahia lutou para se formar em pedagogia na UESC e não quis parar por aí. Mudou-se para Recife e fez questão de fazer pós-graduação em tecnologias aplicadas à educação, na UFPE. Em paralelo dava aulas no ensino superior, onde rapidamente se destacou e era muito querida pelos alunos. Não satisfeita decidiu que queria aprimorar seu conhecimento em língua inglesa. Conseguiu uma bolsa em um curso de imersão nos Estados Unidos, mas precisaria pagar a passagem. Com dificuldades financeiras, devido a questões familiares, não desanimou. Apoiada por amigos, desenvolveu várias ações, incluindo rifas e financiamento coletivo. Levantou a verba necessária, fez o curso e voltou ao Brasil cheia de ideias e planos. Mas aí um novo amor surge em sua vida, viabilizado pela língua inglesa que acabara de aprender, uma vez que era a única forma de se comunicar com aquele que hoje é seu marido, o alemão Marlon, recém-formado em economia e que veio ao Brasil para realizar projetos sociais. Sem se limitar pela barreira geográfica namorou "sem distância", via tecnologia e a língua inglesa, que se tornou a língua oficial por meio da qual se comunicam até hoje. Em pouco tempo ela já estava começando uma nova vida, na Alemanha. Fez de tudo no início, de serviços de limpeza a manicure. Aprendeu rapidamente uma nova língua, que lhe permitiu passar num processo seletivo para professora de crianças. Nesse curso, bastante inovador, ela ensinava robótica, games, animação stop motion, entre outras habilidades. Hoje, apenas dois anos e meio depos de ter se mudado para a Alemanha, foi contratada por uma multinacional, onde é responsável pelo departamento do Brasil. 

Assista a essa conversa, por mim conduzida, e conheça mais sobre a experiência adquirida por esta destemida pedagoga, uso de tecnologias na educação, sua visão sobre a educação no Brasil e na Alemanha, entre outras coisas interessantes.

A seguir coloco alguns links de conteúdos mencionados na entrevista.




USO DE TECNOLOGIAS PELO PROFESSOR:
Um estudo sobre as representações sociais dos estudantes. 


( site em alemão; use a opção de tradução automática do navegador )

( site em alemão; use a opção de tradução automática do navegador )

=========

Dayse Rodrigues Zschiesche 
Pedagoga, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica. Ex professora da Universidade Federal de Pernambuco e da UniFG. Atuou por anos na coordenação do Liceu de Artes e Ofícios. 
Há 2 anos e meio mora na Alemanha e atuou como treinadora numa oficina digital para crianças. Lá ela era responsável por realizar Workshops e cursos sobre robótica, programação, games, stop Motion, etc... para crianças entre 5 e 12 anos. 
Atualmente trabalha numa empresa multinacional e é responsável pelo departamento do Brasil.

Comentários