Computação Afetiva Aplicada à Educação

Siga no Instagram: insta.EsemD.org
Assine o canal de vídeos: videos.EsemD.org

imagem composta com foto fornecida pela nossa convidada e imagem extraída do artigo "Computação Afetiva aplicada à Educação" (Jaques & Nunes, 2019)

"Computação Afetiva aplicada à Educação envolve os trabalhos que detectam e respondem às emoções e, também, trabalhos que inferem e usam a personalidade a fim de maximizar a aprendizagem dos estudantes e proporcionar uma experiência de aprendizagem mais agradável. Mais especificamente, focamos em como as pesquisas têm considerado dois estados afetivos em específico: as emoções e traços de personalidade." (Jaques & Nunes, 2019)

Na live com a Profa Patrícia Jaques pudemos entender melhor o que é computação afetiva e como pode ser aplicada à educação. Abaixo a versão compacta (10 minutos) da entrevista.
Se desejar apenas ter uma ideia do conteúdo da entrevista assita à síntese em 1 minuto. Ou, se preferir, assista à live na íntegra (50 minutos).




Saiba mais:




Efeito Proteus
    - O que é
    - Artigo indicado pelo Marcelo de Juli (Autor da pergunta durante a live): 


===============
Patrícia Jaques Maillard é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação, tendo recebido diversos prêmios de melhor artigo ou trabalho de pesquisa. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016. A profa. Patrícia também é editora associada do IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces, além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação. É bolsista de produtividade do CNPq e membro titular do Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Ministério da Educação.

Prof. PhD Patricia A. Jaques Maillard

Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) - UNISINOS

http://professor.unisinos.br/pjaques/


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5723385125570881

Associate Editor of IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) 

http://ieee-edusociety.org/about/ieee-transactions-learning-technologies


Referências


JAQUES, Patrícia Augustin; NUNES, Maria Augusta S.N. Computação Afetiva aplicada à Educação. In: PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F.; SANTOS, Edméa O. (Org.). Informática na Educação: técnicas e tecnologias computacionais . Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. (Série Informática na Educação, v.3.) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/computacaoafetiva

JAQUES, Patricia Augustin. Dotando robôs com habilidades socioemocionais: presente, futuro e implicações éticas.  Revista Dialogo educacional. 2019. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS02

Comentários