Metaversos: Tudo o que você precisa saber

Ultimamente tenho sido bastante procurado para falar sobre metaversos.
Já concedi várias entrevistas, apresentei palestras, fui convidado a ministrar aulas e também escrevi sobre isso. Na nova edição do livro "Educação sem Distância" ( livro.esemd.org ) dediquei um capítulo inteiro ao tema.

Tenho percebido, contudo, que ainda há muitas dúvidas, preconceitos e confusões sobre diversas questões relacionadas aos universos virtuais, nos quais muitos de nós deveremos imergir e nesses espaços passar boa parte de nossas vidas ( ou seriam "segundas vidas" ?). 

As dúvidas e mal entendidos começam pela clássica pergunta:

"O que é o metaverso?"

O uso do artigo definido na pergunta já denota um certo desconhecimento sobre o assunto, uma vez que não existe "o metaverso" (diferentemente da "internet", que é uma só). São vários os metaversos disponíveis hoje, como veremos mais à frente, e muitos ainda surgirão. Talvez você até venha a ter um "metaverso para chamar de seu". O próprio conceito de "metaverso" não é único.

Recentemente a jornalista Leonor Macedo da Revista da Gol me consultou para uma matéria que estava escrevendo. Nada como o tino jornalístico para formular as perguntas certas. Rapidamente respondi a seus questionamentos, com empolgação e  verborragia típicas de um professor-pesquisador. Claro que não seria possível ela utilizar tudo o que eu falei. Mas ela soube captar a essência, articular com outras fontes e elaborar um texto de duas páginas numa linguagem agradável e de fácil compreensão. 

Como meus seguidores em geral gostam de se aprofundar nos assuntos que abordo, decidi disponibilizar não apenas a matéria da Revista da Gol, como também as íntegras de minhas respostas dadas à Leonor, além de outras produções minhas, ou com minha participação, sobre este tema (e mais algumas referências), exceto o capítulo do livro "Educação sem Distância" ( livro.esemd.org ), obra que pode ser encontrada na Amazon ( e-book ) ou na Artesanato Educacional ( livro físico ), livrarias com as quais não desejo comprar briga ;-).

Divirta-se!
========
à jornalista Leonor Macedo


Revista Gol 230 (Ago-Set 2022), por Leonor Macedo
Bett Blog - Março de 2022


Portal "Educação Imersiva da USP"
(Este site disponibiliza um catálogo de Multiversos)


Livro "Introdução a Realidade Virtual e Aumentada"

========

Veja também

Tese da Profa Isa Seppi (doi: 10.47749/T/UNICAMP.2017.989353 ), uma das maiores conhecedoras sobre metaversos, residente e atuante no Second Life há mais de 15 anos, onde, pro meio de seu avatar Janjii Nataraj, expõe e comercializa suas obras de arte, faz performances de dança, presta consultoria, ministra aulas, organiza e participa de diversos eventos.
========
Artigo do Prof Leonel Morgado, da Universidade Aberta de Portugal: 
"Os mundos virtuais e o ensino-aprendizagem de procedimentos"
========
Resumocast
========
Artigo clássico da Profa Eliane Schlemmer (com Luciana Backes), uma das maiores autoridades em pesquisa e aplicação de metaversos na educação: 
"METAVERSOS: novos espaços para construção do conhecimento"
========
"Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital onlife"

Top 11 metaverses (em inglês)

Comentários